Academia Feminina Espírito-santense de Letras inicia as atividades de 2026 com conferência do Saberes e Sabores

Hoje a Academia Feminina Espírito-santense de Letras deu início às atividades de 2026 com uma conferência de destaque, fruto de uma parceria acadêmica entre o nosso laboratório e a instituição. “O Alimento que Restaura e o Grão que Desperta: Uma História do Chocolate, do Café e do Gênero na Modernidade”, foi o tema ministrado pela coordenadora do laboratório, Profa. Dra. Patrícia Merlo, e pelo doutorando Eduardo Gomes, pesquisador do assunto.
O encontro propôs uma investigação sobre as fronteiras que a Modernidade desenhou entre o público e o privado, a razão e o afeto, através da trajetória histórica e das propriedades medicinais do chocolate e do café.
A ocasião contou com a presença da Presidente da Academia, Profa. Dra. Sônia Barreto, a quem agradecemos pelo convite e acolhida. A realização desta conferência marca um importante momento de diálogo entre a produção científica desenvolvida no ambiente universitário e o saber literário e histórico da Academia. O acolhimento desta temática reafirma o papel de vanguarda da Academia Feminina Espírito-santense de Letras em fomentar o debate sobre novas pesquisas, promovendo uma reflexão necessária sobre a ocupação de espaços de fala e poder ao longo da história.
O laboratório agradece a todas as acadêmicas presentes pelo debate enriquecedor e pela recepção calorosa durante este momento de troca de saberes.



