Inscrições
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÃO
As incrições devem ser realizados através do formulário disponível através do seguinte formulário: encerradas.
No ato da inscrição, o participante deverá anexar no formulário o comprovante de pagamento. Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento.
O pagamento deverá ser feito via pix através da chave: cd5455f6-948f-47e0-8662-778ac1453762
Ou via depósito na seguinte conta:
Nome: Patricia Maria da Silva Merlo
CPF: 070.664.157-44
Banco: 0662
Agência:875316817-6
Conta Poupança
Para aqueles que irão submeter trabalhos, deverão anexar no formulário o resumo expandido da apresentação. As regras da produção do resumo estão mais abaixo.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADE | DATA |
Submissão de trabalhos | 24/05 a 24/08 |
Avaliação dos trabalhos | 25 a 30/08 |
Emissão das cartas de aceite | 31/08 |
Inscrição de ouvintes | 24/05 a 28/09 |
Entrega da versão final | 24/09 |
VALORES
Categoria | Valor |
Inscrição para ouvintes | R$ 50,00 |
Submissão de trabalhos | R$ 100,00 |
DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
- O texto do documento deve ser formatado em editor de textos Word 2003-2007 (modo de compatibilidade) ou superior, com as seguintes definições: papel A4 (29,7cm x 21 cm), orientação da página: vertical; margens: superior 5 cm, inferior 2 cm,direita e esquerda de 2,5 cm.
- Todas as seções serão escritas em Times New Roman, 11 – diferentemente do título do resumo expandido que será em tamanho 12 –, espaço simples e alinhamento justificado.
- Sua extensão é de até três laudas, contendo entre 1000 e 1600 palavras, contemplando todas as seções solicitadas na página dois, respeitados os espaços indicados em linhas simples em branco. O texto deve ser normalizado conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
- Referências (NBR 6023)
- Citações (NBR 10520)
- Notas (NBR 14724) – notas relativas ao corpo do resumo devem ser indicadas por meio de algarismos arábicos, em formato sobrescrito, imediatamente após o termo ou frase a que se referem. As notas deverão ser grafadas no rodapé do texto, na página em que aparecem.
- O resumo expandido deverá apresentar as informações gerais sobre a pesquisa, fundamentando seu interesse, contribuição para o conhecimento acadêmico-científico e os resultados relevantes encontrados. Seu objetivo é informar e colocar o leitor a par do conhecimento já existente sobre o tema que será abordado.
- O resumo expandido deverá contemplar as seções de Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Considerações Finais, além das Referências. A descrição, apesar de sucinta, deverá ser clara, permitindo ao leitor compreender, perfeitamente, o procedimento (metodologia ou métodos) adotado, ou ter acesso a ele por referências citadas.
- Após a seção de Considerações Finais, deverá ser posicionada a seção de Palavras-chave
- O Resumo expandido não deverá conter figuras, imagens, tabelas, quadros e equações.
NORMAS PARA ENVIO DOS TEXTOS (INSCRITOS)
Os originais para publicação deverão ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, formato A4, margem normal (superior/inferior 2,5cm e direita/esquerda 3cm) e encaminhados por via eletrônica (sp.franco61 [at] gmail.com). Os trabalhos terão a dimensão máxima de 15 laudas, incluídas bibliografia e notas.
*A revisão ortográfica e gramatical é reponsabilidade dos autores.
Título em CAIXA ALTA, fonte Times New Roman tamanho 12, sem negrito ou itálico, e centralizado.
Nome(s) do(a/s) autor(a/es) em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhado(s) à direita, seguido da nota[1]. A primeira nota de rodapé deve trazer apenas: instituição de afiliação e e-mail do(a/s) autor(a/s);
Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor queira destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito. Citações no corpo do texto devem ser digitadas entre aspas.
Citações com mais de três linhas devem vir em recuo de 4cm, fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples, seguidas da referência: livros & artigos (AUTOR(A/S), data, p.) ou jornais & magazines (Título do jornal/magazin em itálico, data 06/07/2015, p. 9)
As ilustrações, tabelas, gráficos e mapas contendo título e fonte, deverão ser incluídas no corpo do texto. Use fonte Times New Roman tamanho 12 (sem itálico ou negrito) para título de tabela e tamanho10 para indicar a fonte/referência.
*É de inteira responsabilidade de cada autor observar as normativas sobre direitos autorais do material reproduzido em seu texto
As remissões bibliográficas serão feitas no corpo do próprio texto, contendo o nome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página, como se segue:
“Não resta dúvida que a capacidade para agir é a mais perigosa de todas as aptidões e possibilidades humanas” (ARENDT, 1972, p. 95)
Segundo Revel (1998, p. 19), “a mudança da escala de análise é essencial para a definição da micro-história”.
As notas, sempre de natureza explicativa, serão apostas no rodapé, sendo inseridas no texto[2], antes da pontuação.
As referências bibliográficas deverão vir no final do artigo, em ordem alfabética, dispostas do seguinte modo:
1) Obra completa
a) ARIÈS, P. O tempo da história. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
2) Capítulo de obra
a) DARNTON, R. História da leitura. In: BURKE, P. (Org.) A escrita da história. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992, p. 199-236.
3) Artigos
a) CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n º 11, p. 173-91, 1991.
4) Referência de artigo ou matéria de jornal:
a) Com autor(a): SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver).
b) Sem autor(a): TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver).
5) Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT:
a) Com autor(a): SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano [Exemplo, 15 de set. de 2018].
b) Sem autor(a): TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano [Exemplo, 15 de set. de 2018].