Inscrições

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÃO

As incrições devem ser realizados através do formulário disponível através do seguinte formulário: encerradas.

No ato da inscrição, o participante deverá anexar no formulário o comprovante de pagamento. Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento.

O pagamento deverá ser feito via pix através da chave: cd5455f6-948f-47e0-8662-778ac1453762

Ou via depósito na seguinte conta:

Nome: Patricia Maria da Silva Merlo 
CPF: 070.664.157-44
Banco: 0662
Agência:875316817-6
Conta Poupança

 Para aqueles que irão submeter trabalhos, deverão anexar no formulário o resumo expandido da apresentação. As regras da produção do resumo estão mais abaixo.

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADE DATA
Submissão de trabalhos 24/05 a 24/08
Avaliação dos trabalhos 25 a 30/08
Emissão das cartas de aceite 31/08
Inscrição de ouvintes 24/05 a 28/09
Entrega da versão final 24/09

 

VALORES

Categoria Valor
Inscrição para ouvintes R$ 50,00
Submissão de trabalhos R$ 100,00

 

DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

  • O texto do documento deve ser formatado em editor de textos Word 2003-2007 (modo de compatibilidade) ou superior, com as seguintes definições: papel A4 (29,7cm x 21 cm), orientação da página: vertical; margens: superior 5 cm, inferior 2 cm,direita e esquerda de 2,5 cm.
  • Todas as seções serão escritas em Times New Roman, 11 – diferentemente do título do resumo expandido que será em tamanho 12 –, espaço simples e alinhamento justificado.
  • Sua extensão é de até três laudas, contendo entre 1000 e 1600 palavras, contemplando todas as seções solicitadas na página dois, respeitados os espaços indicados em linhas simples em branco. O texto deve ser normalizado conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
  • Referências (NBR 6023)
  • Citações (NBR 10520)
  • Notas (NBR 14724) – notas relativas ao corpo do resumo devem ser indicadas por meio de algarismos arábicos, em formato sobrescrito, imediatamente após o termo ou frase a que se referem. As notas deverão ser grafadas no rodapé do texto, na página em que aparecem.
  • O resumo expandido deverá apresentar as informações gerais sobre a pesquisa, fundamentando seu interesse, contribuição para o conhecimento acadêmico-científico e os resultados relevantes encontrados. Seu objetivo é informar e colocar o leitor a par do conhecimento já existente sobre o tema que será abordado.
  • O resumo expandido deverá contemplar as seções de Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Considerações Finais, além das Referências. A descrição, apesar de sucinta, deverá ser clara, permitindo ao leitor compreender, perfeitamente, o procedimento (metodologia ou métodos) adotado, ou ter acesso a ele por referências citadas.
  • Após a seção de Considerações Finais, deverá ser posicionada a seção de Palavras-chave
  • O Resumo expandido não deverá conter figuras, imagens, tabelas, quadros e equações.

 

 

NORMAS PARA ENVIO DOS TEXTOS (INSCRITOS)

Os originais para publicação deverão ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, formato A4, margem normal (superior/inferior 2,5cm e direita/esquerda 3cm) e encaminhados por via eletrônica (sp.franco61 [at] gmail.com). Os trabalhos terão a dimensão máxima de 15 laudas, incluídas bibliografia e notas.  

*A revisão ortográfica e gramatical é reponsabilidade dos autores.

Título em CAIXA ALTA, fonte Times New Roman tamanho 12, sem negrito ou itálico, e centralizado.

Nome(s) do(a/s) autor(a/es) em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhado(s) à direita, seguido da nota[1]. A primeira nota de rodapé deve trazer apenas: instituição de afiliação e e-mail do(a/s) autor(a/s);

Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor queira destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito. Citações no corpo do texto devem ser digitadas entre aspas.

Citações com mais de três linhas devem vir em recuo de 4cm, fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples, seguidas da referência: livros & artigos (AUTOR(A/S), data, p.) ou jornais & magazines (Título do jornal/magazin em itálico, data 06/07/2015, p. 9)

As ilustrações, tabelas, gráficos e mapas contendo título e fonte, deverão ser incluídas no corpo do texto. Use fonte Times New Roman tamanho 12 (sem itálico ou negrito) para título de tabela e tamanho10 para indicar a fonte/referência.

*É de inteira responsabilidade de cada autor observar as normativas sobre direitos autorais do material reproduzido em seu texto

As remissões bibliográficas serão feitas no corpo do próprio texto, contendo o nome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página, como se segue:

“Não resta dúvida que a capacidade para agir é a mais perigosa de todas as aptidões e possibilidades humanas” (ARENDT, 1972, p. 95)

Segundo Revel (1998, p. 19), “a mudança da escala de análise é essencial para a definição da micro-história”.

As notas, sempre de natureza explicativa, serão apostas no rodapé, sendo inseridas no texto[2], antes da pontuação.

As referências bibliográficas deverão vir no final do artigo, em ordem alfabética, dispostas do seguinte modo:

1) Obra completa

a) ARIÈS, P. O tempo da história. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

 

2) Capítulo de obra

a) DARNTON, R. História da leitura. In: BURKE, P. (Org.) A escrita da história. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992, p. 199-236.

 

3) Artigos

a) CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n º 11, p. 173-91, 1991.

 

4) Referência de artigo ou matéria de jornal:

a) Com autor(a): SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver).

b) Sem autor(a): TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver).

 

5) Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT:

a) Com autor(a): SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano [Exemplo, 15 de set. de 2018].

b) Sem autor(a): TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano [Exemplo, 15 de set. de 2018].

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910