Circular nº 1 do XIII Colóquio de História das Doenças
Apresentação
A História das Doenças é um campo do saber que já se encontra em consolidação junto à comunidade acadêmica. A produção bibliográfica dessa área tem crescido significativamente junto a Programas de Pós-Graduação; é possível afirmar que muito caminho precisa ainda ser trilhado.
Tem crescido significativamente junto a Programas de Pós-Graduação, mas precisamos continuar discutindo o tema.
Em 2013, foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo o I Colóquio de História das Doenças. Neste primeiro encontro, participaram cerca de 120 pessoas, entre pesquisadores e alunos de Pós-Graduação de diferentes estados da Federação do Brasil.
Visando contribuir para o enriquecimento da temática, propomos a realização do XIII Colóquio de História das Doenças no Brasil, que acontecerá na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, nos dias 1 e 2 de outubro do corrente ano.
Entre os objetivos desse evento, pretende-se reunir pesquisadores que analisam a saúde e a doença no seu tempo histórico e espaços específicos, assim como incentivar o debate acerca dos estudos sobre as temáticas saúde, doenças e práticas de curar; evidenciar o tema das doenças como fenômeno social; aprofundar discussões acerca do saber sobre as doenças e as práticas de curar; criar o intercâmbio entre pesquisadores, professores e estudantes que estudam as doenças e suas epidemias, políticas de saúde e as artes de curar; constituir um fórum para o intercâmbio científico entre os pesquisadores das diversas universidades brasileiras e mesmo internacionais.
Propõe-se que este se mantenha como um evento multidisciplinar, aberto a pesquisadores de diferentes áreas. Nesse sentido, o XIII Colóquio de História das Doenças será organizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo, o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o Programa de Pós-Graduação em História FAFICH/UFMG, a Faetec/RJ. Além de profissionais do campo da História, são convidados pesquisadores das áreas de Medicina, Estatística, Sociologia, Enfermagem e Antropologia. Acredita-se que este espaço de debate seja profícuo e motivador de trocas de experiências acadêmicas entre diferentes pesquisadores que se dedicam ao estudo dessa temática.
Além de pretender oportunizar a divulgação de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento inseridas na temática, busca-se favorecer o contato da comunidade universitária da UFES com a produção acadêmica dos mais importantes pesquisadores da História das Doenças, e estreitar os laços entre alunos e professores da UFES interessados nessa temática com os pesquisadores de outras instituições do país, acolhendo ainda outros profissionais interessados no tema.
O evento contará com a realização de uma conferência de abertura, cinco mesas-redondas compostas por pesquisadores da UFES e de diversas instituições acadêmicas do país, e duas sessões de comunicações coordenadas.
Para o XIII Colóquio de História das Doenças estamos propondo as seguintes discussões:
Palestra de Abertura – Antropoceno e a História das Doenças
Mesa-Redonda 1 – Conexões entre História da Saúde e História dos Animais
Mesa-Redonda 2 – Culinária midiática e a sociedade saudável
Mesa-Redonda 3 – Saúde e Democracia
Mesa-Redonda 4 – Arboviroses e seus desafios
Mesa-Redonda 5 – Saúde e resíduos
Datas Importantes
Início das inscrições: 03 de abril de 2025
Período de submissão de resumos expandidos: de 15 de abril a 10 de agosto de 2025
Divulgação dos trabalhos aprovados: primeira lista – 01 de setembro de 2025
Contato: saberesesabores.ufes.br/inscricaochd
Comissão Organizadora
2025 – Vitória